top of page
Lucas Melara

Qual a importância do manual de identidade visual?

Um manual é útil para servir de guia padrão às peças que serão desenvolvidas para sua marca



É possível afirmar que o manual de identidade visual é um guia para as peças que o designer vai desenvolver para sua marca. Por isso, deve conter as instruções de base, como cores, fontes e outros elementos visuais.


Esses elementos poderão ser usados em momentos diferentes, por isso, o manual garante que a identidade visual permaneça a mesma independente da necessidade de campanha ou divulgação.


Mas, como ele é desenvolvido?


O processo de criação do manual é bem mais interessante do que apenas definir logo, fonte e cores. As informações devem estar conectadas com os ideais da empresa, como missão, visão e valores. Também é muito importante rememorar os primeiros passos de criação do seu negócio e a partir disso pensar em elementos que façam alguma ligação.

tipografia
A definição de fontes também faz parte do processo de identidade visual (Imagem: Florian Pircher por Pixabay)

Isso porque sua história reflete a identidade da empresa. Assim, nenhuma outra marca terá características iguais, já que a história da empresa está atrelada ao manual de identidade, criando uma marca única.


Além disso, no sentido prático, o manual de identidade visual evita que erros sejam cometidos durante a elaboração de peças, como o uso de imagens e PNGs distorcidos, ou cores que tenham um espectro diferente da usada.


Por isso, é importante que ele contenha, de forma clara e objetiva, itens como:


  • logotipo, em diferentes resoluções

  • cores usadas e o respectivo código eletrônico

  • tipografia usada em diferentes textos, como títulos e subtítulos

  • iconografia e outros símbolos gráficos



cores para minha marca
As cores podem ser exploradas em diversas combinações (Imagem: Freepik)

Além disso, vale inserir outras informações técnicas, como margens, espessura e textura de imagens, espaçamento entre linhas e parágrafos, entre outros.


Por isso, disponibilizar um manual ao designer é muito importante. E, se sua marca ainda não possui, é importante realizar um briefing para expedir seu manual.




A LM&Co. possui um manual de identidade visual para apoiar o desenvolvimento de marcas. Que tal começar a elaborar o seu? A gente te ajuda! Agende uma reunião: https://www.lucasmelara.com.br/atendimento


bottom of page