O projeto "Origens: Quem não sabe de onde veio não sabe para onde vai", de Tilt, ganhou o prêmio internacional de excelência em design na categoria questões sociais da SND (Society for News Design). Neste ano, a premiação teve recorde de inscrições com quase 2.000 projetos, sendo 30% deles da grande mídia norte-americana —The Washington Post, The New York Times e Reuters entraram com 549. O Brasil teve 77 trabalhos inscritos.
Sobre o Projeto Origens
Com a popularização do exame de DNA — mais barato e fácil de fazer — a investigação genética se tornou uma ferramenta importante para resgatar a ancestralidade negra do brasileiro.
No projeto de Tilt, duas dezenas de personalidades toparam fazer o teste e contaram o que descobriram sobre a origem de seus antepassados e o que isso significa para a história que tentam escrever hoje.
A segunda parte de Origens foi publicada em novembro, desta vez em Ecoa, a plataforma que focada a transformação social e ambiental. Nela, foi mapeado o DNA de três famílias, que contaram como foram impactadas, como grupo, pelo resgate da ancestralidade.
O projeto também contou com um evento, que promoveu cinco cinco painéis ao vivo para debater empreendedorismo, cultura, política, identidade negra e matriz africana.
Via: Uol Economia