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Lucas Melara

Por que investir em Branding?



Separamos bons motivos para te explicar porque é importante investir em branding


Já foi o tempo em que o marketing se limitava a divulgar as vantagens de comprar daquela empresa. Antes, o foco era mostrar as qualidades do produto para convencer a massa de que era melhor que os concorrentes. A grande questão é que, naquela época, existiam pouquíssimos concorrentes. Por isso, convencer o consumidor — que ainda era muito imaturo em relação ao marketing — não era tão difícil assim.


No entanto, esse cenário mudou: a internet apareceu, os consumidores amadureceram, ganharam poder e, principalmente, a quantidade de empresas aumentou muito. Você pode imaginar como ficou mais difícil para as marcas se destacarem diante do público, né? Para explicar melhor quais são os benefícios dessa estratégia, vamos te dar alguns motivos para sua empresa investir em branding e conquistar a mente do consumidor.

Afinal de contas, o que é uma marca?

A construção de uma marca começa pela sua identidade: o nome, o símbolo, as cores, a tipografia que têm o propósito de identificar uma empresa — ou até mesmo um produto, uma linha, uma pessoa — no mercado.


Mas, se você limitar o entendimento sobre marca como uma mera identificação, sua empresa não vai conseguir se destacar para os consumidores. Hoje, uma marca precisa ser mais que isso: ela precisa ter um propósito, adquirir valores humanos, tomar atitudes relevantes, assumir uma missão para o mundo.


É isto que os consumidores querem saber de você: qual é o seu papel no mundo? A resposta para essa pergunta é que define se eles vão se identificar com a empresa, comprar os seus produtos e se tornar fiéis clientes e promotores. Simplesmente vender não basta mais.


O nome, o logotipo, o símbolo e as cores são parte da marca; o seu site, a ambientação da sua loja e os anúncios publicitários, até o atendimento prestado no SAC, também são. Mas a sua marca, de maneira completa, é a combinação de todos esses elementos (sejam eles palpáveis ou não) que entram em contato com o público.


Tudo isso traduz a personalidade, a alma da sua empresa, que torna você único no mercado. Cabe ao branding, então, construir essa marca de maneira que ela se diferencie das outras na mente do consumidor.


Tá…. mas o que é branding?

Branding é, basicamente, a construção e a gestão de uma marca forte e significativa no mercado. Para fazer isso, como você já sabe, não basta criar uma identidade visual criativa — é preciso transcender a mera identificação da empresa com a intenção de tornar a marca uma filosofia, um estilo de vida para o consumidor.


Branding, representa um conjunto de estratégias que a empresa deve adotar para transmitir sua identidade e posicionamento para o consumidor. É com consistência na sua postura, em todos os pontos de contato, que a marca se constrói.


“Produtos são feitos na fábrica, mas marcas são criadas na mente” - Walter Landor


Isso quer dizer que as marcas são construídas pelas experiências e as emoções que a sua empresa transmite em cada contato com os consumidores. Ou seja, a estratégia de branding não é algo que está totalmente sob o seu controle ou que você pode impor às pessoas; a construção das marcas acontece na percepção dos consumidores e nas conversas entre eles.


Por isso, o trabalho de branding deve ser sempre embasado no estudo sobre o comportamento do consumidor. Assim, você consegue compreender o que é importante para ele, por quais motivos ele compra e com quais valores ele se identifica. E, assim, sua marca pode adquirir uma personalidade que se identifique com esse público.





Beleza, entendi! Agora me explica: por que minha empresa deve investir em branding?

1. Facilitar a tomada de decisão do cliente


Nós piscamos e o dia já acabou - e nem tivemos tempo de fazer tudo o que queríamos. Você costuma passar por isso? Não pense que está passando sozinho! Vivemos em um cenário de escassez de tempo e, ao mesmo tempo, de excesso de informação.


Quando nos referimos aos hábitos de consumo, esse cenário pode fazer as pessoas se sentirem extremamente perdidas e pressionadas para escolher o que comprar. Com tantas opções de empresas e marcas, os produtos e serviços começam a ficar muito semelhantes aos olhos do consumidor, que tem dificuldade de escolher o que realmente quer e em quem pode confiar.


O branding busca criar estruturas mentais que ajudem o consumidor a organizar o seu conhecimento sobre empresas e produtos e, assim, tornar sua decisão mais clara e rápida. Nesse processo a intenção é gerar valor, para que a marca seja lembrada e escolhida.


Não é por acaso que uma das palavras-chave do branding é o posicionamento: com ele, a sua marca conquista um espaço único e relevante na mente do consumidor.


2. Criar afinidade com o consumidor


Com tantas marcas, tantos produtos, tanta concorrência e tantos estímulos, o que será que as marcas devem fazer para chamar a atenção do consumidor?


Como dissemos no início do texto, não dá mais para apelar simplesmente aos benefícios do produto e da empresa. O consumidor já está esperto contra as falsas promessas de marcas que dizem “resolver todos os seus problemas” com produtos que não entregam uma boa experiência.

Atualmente, os consumidores buscam empresas nas quais possam confiar. Assim, a confiança se torna um dos principais fatores de decisão de compra — e, por isso, é também um dos objetivos da estratégia de branding. Despertar a identificação do consumidor com a marca, melhorar a percepção de valor sobre a empresa e trabalhar a reputação no mercado: tudo isso gera confiança.


Assim, uma marca bem construída e consolidada consegue estabelecer laços fortes com o consumidor. Ele passa a considerá-la parte da sua vida e se torna um defensor da marca.


3. Diferenciar-se dos concorrentes

Perceba como a criação de laços fortes com o consumidor gera um diferencial para a sua empresa. Você não é mais apenas uma. É assim, por meio das emoções do consumidor, que a diferenciação ocorre atualmente no mercado. Você precisa conquistar um espaço único e relevante na mente do público para ser primeiramente lembrado.


Isso acontece no branding content porque a sua marca assume uma personalidade. Assim como uma pessoa, ela passa a ser única no mundo e cria relações com outras pessoas, com as quais se identifica. Essa personalidade, então, deve ser traduzida em estratégias e ações da empresa para que o público perceba o seu diferencial.

4. Gerar valor para a empresa Existe uma disputa acirrada entre as maiores empresas do mundo: estar entre as marcas mais valiosas. Atualmente, o ranking tem a Amazon em primeiro lugar, seguida por Google e Apple. Entre as brasileiras, Itaú Unibanco é a marca mais valiosa, seguida por Bradesco e Petrobras.


Definir esse ranking não é algo simples. O estudo considera, entre outros pontos, a avaliação da parcela de ganhos que está atrelada exclusivamente à marca e a sua força para que o lucro previsto se concretize. Mas vale esclarecer: o estudo não é orientado pelo quanto a empresa vale, e sim pelo quanto a marca vale. Percebe a diferença?


A marca é um dos ativos de uma empresa. No mundo da contabilidade, os ativos compreendem o conjunto de bens e direitos de uma empresa, ou seja, tudo aquilo que a empresa possui e que pode ser convertido em dinheiro, gerando ganhos para o negócio.


A marca, portanto, tem valor comercial. A marca da Amazon, por exemplo, foi avaliada em US$ 150,811 bilhões, então ela poderia ser negociada por esse preço no momento da sua venda ou licenciamento.


Mas as marcas também demonstram sua força no momento da precificação dos produtos da empresa. Em geral, marcas mais valiosas podem cobrar mais pelos seus produtos, pois já têm a confiança do público. E o preço final também faz parte do branding, pois é um dos pontos de contato com o cliente que influencia na imagem da marca.


De maneira geral, pode-se entender: marcas fortes têm grande valor! Por isso, é importante pensar na sua força dentro do mercado.


Qual imagem você está transmitindo para os consumidores? Será que a sua marca traduz tudo aquilo que a sua empresa acredita? Será que o público consegue entender qual é o seu propósito no mundo?


Para transmitir isso, é importante pensar na criação de uma marca com um conceito, embasado nos valores e princípios da sua empresa. Para protegê-la, também é necessário criar um manual de identidade visual, que oriente seu uso em diferentes aplicações, e fazer o registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que impede o uso desautorizado da marca por terceiros. Assim, o valor da sua marca estará preservado.


5. Proporcionar uma melhor experiência para o cliente


Uma marca forte proporciona satisfação para os clientes. Já explicamos que o branding facilita a tomada de decisão de uma compra. Isso ajuda muito o cliente, que poupa o esforço mental de ter que selecionar e escolher entre diversas opções (e, ainda assim, talvez se arrepender). Ele já sabe que pode confiar naquela marca para ter uma boa experiência, pois ela transmite total credibilidade em suas ações.


Mas não é só isso que traz satisfação para os consumidores. Há um prazer envolvido na compra e no uso dos produtos das marcas que o público admira, pois elas representam aquilo que você é ou acredita. Já que as marcas adquirem personalidade, elas também têm valores e propósitos, com os quais os consumidores se identificam.


6. Aumentar a coesão da equipe interna


Sabia que marcas fortes também colhem bons resultados internamente? Se o branding melhora a comunicação entre a empresa e os consumidores, ele funciona também para melhorar a relação com os colaboradores.


Uma marca bem construída consegue traduzir a missão e os valores da empresa em suas ações. E isso é essencial para orientar o trabalho da equipe, pois todos entendem que são parte de uma engrenagem e caminham para uma direção em comum. Se a marca deixa claro quais são os seus valores e a sua missão, fica mais fácil atrair profissionais que se identifiquem com os seus ideais e se alinhem à cultura da empresa rapidamente.


Comece a pensar em branding agora mesmo!

Lembre-se de que é o conjunto de experiências com a marca, ao longo do tempo, que consolida a sua imagem na mente do consumidor. Por isso, você deve começar a pensar em branding desde os primeiros passos da sua empresa para construir a força da sua marca e colher os resultados logo ali na frente.


Agora que você já sabe melhor o que é uma marca, o que é branding e quais são os benefícios dessa estratégia, fica mais fácil, né? Quer desenvolver sua marca com uma agência especializada? Fale conosco!






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