O Congreso Internacional de Enseñanza del Diseño da Universidad de Palermo em Buenos Aires é um evento acadêmico e profissional que tem como objetivo reunir profissionais, acadêmicos, educadores e estudantes da área de design de diferentes partes do mundo. Organizado pela Faculdade de Design e Comunicação da Universidad de Palermo, o congresso tem como finalidade compartilhar experiências, planejar ações conjuntas, abordar questões relevantes e desenvolver projetos acadêmicos e institucionais que contribuam para a melhoria da formação de designers e aprimorem a qualidade do exercício profissional em todas as áreas do design e da comunicação.
O destaque do evento é a abertura do "Foro de Escuelas de Diseño" por Lucas Melara, representando a Unesp. O Foro é uma rede formal e de intercâmbio acadêmico que reúne mais de 360 instituições de Iberoamérica. Além disso, o congresso é apoiado por um Comitê Acadêmico formado por membros desse fórum.
Por meio das Comissões, que se concentram em áreas temáticas e desafios atuais do ensino de design, são apresentadas conferências, comunicações e artigos enviados por profissionais, acadêmicos e docentes da América Latina. Essas contribuições passam por um processo de seleção e são incorporadas à programação do congresso. As comissões também proporcionam um espaço para debates, diálogos, desenvolvimento e elaboração de conclusões sobre os tópicos em destaque.
Trabalhos apresentados: No artigo intitulado "A Contribuição dos Projetos de Extensão Universitária na Promoção da Agenda 2030: 'Vamos Transformar o Mundo'", os autores Adriana Yumi Sato Duarte, Ana Beatriz Pereira de Andrade e Lucas Furio Melara analisam o Edital "Vamos Transformar o Mundo", que busca promover a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de Projetos de Extensão Universitária. O artigo discute as características dos projetos propostos, os temas abordados e a interação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, ressaltando sua importância na formação dos estudantes.
O texto "O Designer como Agente de Transformação Social", apresentado por Lucas Furio Melara, explora o papel do designer como gestor de projetos em busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O design participativo é destacado, especialmente em projetos de economia criativa voltados para soluções de necessidades humanas básicas, abordando problemas globais por meio de diferentes níveis de organização.
A apresentação sobre "A Universidade do Bem" discute a criação desse programa de ação cultural online e gratuita que conecta educação, empreendedorismo e cultura para fortalecer a formação empreendedora nas periferias do estado de São Paulo, buscando apoiar projetos que fortaleçam empreendimentos locais.
No artigo sobre "Design e acessibilidade na exposição ‘Rubens Borba de Moraes: um protagonista invisível’", Lucas Furio Melara e Ana Beatriz Pereira de Andrade discorrem sobre o papel do design na concepção e montagem da exposição, que celebra a Semana de Arte Moderna de 1922 a partir da perspectiva da biblioteconomia e bibliofilia representada por Rubens Borba de Moraes.
"Sim! Nós temos banana! Memória, artesanato e gastronomia no Vale do Ribeira", apresentado por Lucas Furio Melara e Ana Beatriz Pereira de Andrade, descreve um projeto de design para impacto social que utiliza mapeamentos etnográficos e iconográficos para promover a cultura e os produtos da região do Vale do Ribeira.
Finalmente, a pesquisa intitulada "Miss Brasil 2000: Rita Lee, a Favorita que Nunca se Viu" destaca a trajetória imagética e iconográfica da artista musical Rita Lee Jones. A exposição "FavoRita" explora os figurinos icônicos de Rita Lee, ressaltando sua influência na cena musical brasileira e sua conexão com momentos históricos e culturais do Brasil.
Esses seis artigos apresentados no Congreso Internacional de Enseñanza del Diseño na Universidad de Palermo abordam diversas perspectivas do design e sua interação com questões sociais, culturais e educacionais.