O Google Trends é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para a pesquisa de palavras-chave e termos relacionados. Com interface intuitiva e opções de busca por local, período de tempo além de trazer termos cujo número de buscas estão crescendo repentinamente, ele é uma ferramenta útil para quem vende online.
A Black Friday nos Estados Unidos se consolidou como a grande queima de estoque das lojas - principalmente as de eletrônicos - antes do início do período de compras de Natal. Com a ascensão do e-commerce nos últimos anos a data, última sexta feira do mês, passou a ser dia de promoções também no Brasil. Contudo, a alta competitividade e o menor poder de compra do brasileiro em relação ao consumidor estrangeiro estendeu a data para o mês inteiro de Novembro ao invés de um único dia. Por este motivo, anúncios de Black Friday já aparecem em praticamente todos os meios no digital.
Apesar do tom de tradição que a promoção está tomando, ainda existem desafios que a comunicação encontra ao divulgar estas ofertas: por tratar-se de um termo estrangeiro e apenas 5% da população sabe se comunicar em inglês, segundo levantamento divulgado pela British Council em 2019. Como resultado é possível observar diversos termos utilizados pelos usuários para escrever o nome Black Friday quando a ferramenta Google Trends é consultada:
Ao se observar o painel abaixo, pode-se perceber que o termo em questão possuem lojas de móveis e eletrodomésticos entre os assuntos relacionados.
Esse tipo de pesquisa é importante para o planejamento das campanhas de venda pois ela permite falar a linguagem do cliente. Neste caso, a loja poderia utilizar o termo de alguma forma ou inseri-lo em suas palavras chave.
Entender a forma como o cliente pesquisa por um determinado produto ou promoção ajuda a adaptar a linguagem do anúncio para cada segmentação. Em alguns lugares do Brasil guarda-roupas é roupeiro. Uma empresa que vende para todo o país deve se atentar a essas diferenças.
Outra função é entender quais são as pesquisas relacionadas àquele produto para buscar novas oportunidades de mercado. Ao buscar o termo "guarda-roupas" no Google Trends podemos observar que "shoe cabinet" e "guarda-roupas planejados com sapateira" estão em ascensão. Nesse caso o vendedor pode ou considerar ter esse produto disponível em seu site ou, caso ele já o tenha, oferecer preços especiais para compra casada e desta forma aumentar o ticket médio:
Você pode acessar o Google Trends aqui.
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