Se fala muito na diferença entre logotipo e logomarca. Mas sabia que no design a caracterização vai além desses dois tópicos? A gente explica para você a diferença
Basicamente, podemos definir em logotipo, isotipo e imagotipo. Todos se relacionam com a ideia de logo, que é a representação de uma ideia, grupo, empresa, entre outros.
Primeiro, é preciso entender a concepção de logo. De origem latina, a palavra significa a representação gráfica de um conceito. Normalmente está atrelado a uma figura ou símbolo.
Para entender o que é o logotipo, é só analisar a etimologia da palavra. Sabendo que logo está atrelado a símbolos e tipo à tipografia, ou seja, ao lettering, fica fácil entender. No caso, seria um símbolo gráfico com palavras, como a marca coca-cola.
No entanto, não há uma definição exata em relação a esses termos. Mas, para entender os outros significados fica mais fácil se você já compreendeu até aqui.
O isotipo é o mais direto, pois é justamente a imagem, ou seja, é o símbolo sem nenhum outro componente escrito. Como exemplo de marcas que usam o isotipo estão a Apple, o Twitter, entre outras.
O imagotipo é então a junção entre o símbolo e o texto. Eles podem ter o mesmo sentido separadamente, mas compõem um só logo. Aqui, a tipografia faz muita diferença, pois o lettering faz parte da identidade visual.
E aí, ficou mais fácil entender essa diferença e decidir qual o melhor para sua empresa? Se precisar de uma ajuda, nós da LM&Co. te acompanhamos em todo o processo de criação da sua marca. Agende uma reunião: https://www.lucasmelara.com.br/atendimento