O dia dos professores no Brasil é comemorado no dia 15 de Outubro. Sua origem deu-se através de um decreto de 1827, no mesmo dia, em que o Imperador do Brasil Dom Pedro I ordenou que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Apesar disso, a data passou a ser comemorada apenas 120 anos depois, em 1947.
A educação é uma das ferramentas para o desenvolvimento sustentável e possui seu Objetivo. O ODS 4 - Educação de qualidade, visa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
No Brasil, este objetivo assim como os outros sofreu adaptações para adequá-lo à nossa realidade. No site do IPEA é possível consultar as alterações assim como os indicadores de cada uma.
A meta 4.c destaca a importância da qualificação dos professores:
Nações Unidas:
Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
No Brasil:
Até 2030, assegurar que todos os professores da educação básica tenham formação específica na área de conhecimento em que atuam, promovendo a oferta de formação continuada, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, inclusive por meio de cooperação internacional.
Observando o site do IPEA, pode-se notar a diferença de qualificação entre professores e professoras do ensino infantil: enquanto 78,4% das professoras possuem qualificação, apenas 28,6% dos professores passaram no mesmo critério no estado de São Paulo:
Paralelamente, durante a pandemia, a adoção do modelo de ensino a distância (EAD) evidenciou ainda mais o abismo do acesso à educação no Brasil. Conforme foi discutido no post sobre o acesso a tecnologia e o desenvolvimento sustentável, segundo uma pesquisa do IBGE, em 2018 quase 46 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet. A mesma pesquisa apontou dois motivos principais, além da falta de interesse, para este dado: cerca de 20% não tem acesso aos serviços e/ou aparelhos e quase 42% não sabem utilizar internet.
A LM gostaria de parabenizar todos os professores e professoras neste dia!
Você pode acessar outros artigos sobre as ODS aqui.