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3 Perguntas: Michelle R. dos Santos - A iniciativa “Dá gosto ser do Ribeira”


Michelle R. dos Santos, Gerente Regional do Sebrae no Vale do Ribeira, Psicanalista, Mentora Organizacional, Líder Coach, Practitioner em Programação Neurolinguística, Consultora e Auditora em Gestão Empresarial.

O plano estratégico de economia criativa “Dá Gosto Ser do Ribeira” completou dois anos de existência e, durante este período, foi responsável pela conexão de aproximadamente 4% da população do Vale com ao menos umas das 25 ações que o projeto possui.


A iniciativa se caracteriza principalmente pelo seu pioneirismo, pois apresenta um plano criativo focado em uma região completa, no caso todo o Vale do Ribeira, enquanto só haviam sido registrados planos municipais com propósitos semelhantes. Dessa maneira, os colaboradores buscaram mapear a vocação criativa da comunidade, levando principalmente em consideração a opinião dos moradores, para posteriormente abranger e auxiliar o comércio local da região, que para participar do projeto precisa apenas cumprir o requisito de ser cliente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Para compreender melhor o intuito e, consequentemente, os resultados obtidos durante os dois primeiros anos de projeto, entrevistamos a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle Santos.


LM: Michelle, quais são os principais objetivos do projeto e como ele impacta os empreendedores locais?

MS: Os principais objetivos foram mapear a vocação criativa da região, levando principalmente em consideração o que as pessoas que vivem no Vale pensam e como elas veem o desenvolvimento econômico.

O projeto tem três principais eixos que são: turismo, artesanato, gastronomia e culinária tradicional, e mais um eixo que são as articulações com outras instituições, porque requer investimentos em infraestrutura. A marca foi diagnosticada como uma expectativa do Sebrae para construir uma identidade positiva para o Vale (...) que era considerado uma região subdesenvolvida do estado, então esse impacto para os empreendedores locais com a nossa identidade que veio para ajudar na autoestima, tanto dos empreendedores, quanto dos moradores, mostrando o quanto essa região é rica e possui potenciais históricos, tradicionais e culturais.


LM: Você poderia explicar como é o processo para que uma empresa possa aderir ao projeto?

MS: O processo para uma empresa participar do projeto é ser cliente do Sebrae! Então, é necessário participar de alguns dos nossos projetos, programas e atendimento. Tudo que o Sebrae Vale do Ribeira tem no seu portfólio de soluções faz conexão com o projeto em algum momento. Seja para utilizar a marca em suas embalagens, organizar prateleiras com produtos regionais, ou implementar a regionalidade em seus estabelecimentos.

Então, é só procurar o Sebrae e entender como o projeto encaixa, que iremos orientar o empreendedor da melhor forma. Assim, essa marca mostra para o público externo que, em primeiro lugar, ela faz com que a população se empodere e entenda o porque “Dá gosto de ser do ribeira”, para que ela possa divulgar. E esse processo de orientação técnica é muito importante, por isso a equipe do Sebrae está sempre preparada para o atendimento.


LM: Quais resultados foram obtidos a partir destes dois anos de atuação?

MS: Nós comemoramos 2 anos agora no dia 13 de agosto, e um dos principais resultados é o impacto de que aproximadamente 4% da população já tenha sido conectada com ao menos umas das 25 ações que o plano possui. Então, os principais resultados, além dos benefícios para as empresas como: Aumento de faturamento baseado na qualificação de seus produtos e serviços, através dessas reuniões de empreendedores que dialogam sobre objetivos comuns, fazendo com que os mesmos consumam localmente e a economia “gire” no município.

Além disso, temos aumento no faturamento, diminuição de custos, aumento de produtividade em mais de 85% das empresas atendidas, que declaram que obtiveram esses resultados. São indicadores qualitativos positivos, mas também há avanços que não são tão tangíveis assim como o aumento da autoestima dos moradores, acreditando no potencial turístico e tornando seu ambiente mais profissional na comunicação, e também conectando e valorizando o que eles realmente sabem fazer e é regional

Além disso, desenvolvemos uma palestra “Vale do Ribeira: Uma História Que Dá Gosto” e ela tem uma agenda mensal para que alunos, professores e toda a comunidade tenha acesso a história do Ribeira e passe a valorizar tanto a marca, quanto as conexões como o desenvolvimento de produtos conectados a serviços, entre outros. Todas essas principais vocações do agronegócio da região valorizam um local que recupera seu valor através das pessoas, do que elas querem, sentem e no próprio tempo delas.


Para conhecer mais sobre a iniciativa do Sebrae, acesse: https://dagostoserdoribeira.com.br/


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