A empresa de biocosméticos Éden, caracterizada por comercializar produtos veganos, livres de crueldade animal e de matéria-prima nociva tanto a pele humana, quanto ao meio ambiente, foi idealizada por Fabiane Vilar aos dezessete anos de idade, quando a mesma visitou uma feirinha local em sua cidade e teve seu primeiro contato com o mundo do veganismo e da sustentabilidade.
Após o ocorrido, Fabiane ficou totalmente encantada com a ideia de criar cosméticos que fossem acessíveis ao público e, ao mesmo tempo, abrangesse essas propostas sustentáveis. E foi no fim de 2019, que ela decidiu juntar suas ideias que havia formulado no passado com o conhecimento que seu pai estava adquirindo sobre aromaterapia, para desenvolver a marca Éden.
Assim, a empresa busca entregar produtos de skincare e auto cuidado que sejam produzidos a partir de componentes veganos, artesanais e naturais. Em entrevista para a LM, Fabiane conta sobre as principais dificuldades no processo de criação da marca, além de suas maiores inspirações para a confecção dos produtos!
LM: Quais foram os maiores desafios enfrentados no caminho entre idealizar a marca e colocá-la em prática?
FV: Um dos maiores desafios foi entender que o processo de colocar a marca em prática ia muito mais além do que eu imaginava! Quando eu comecei a idealizar, não imaginava que envolvia tanta burocracia, como abrir um CNPJ, registro de marca no INPI, aprender a emitir nota fiscal, entre outros.
Então, quando a marca saiu do campo das ideias, eu precisei aprender muita coisa, depois de muito perrengue e na base da "brasileiragem", porque eu não tinha referência alguma para as coisas que precisava fazer, e na época não acompanhava nada então precisei ir descobrindo tudo do zero e pelas fontes mais aleatórias possíveis!
LM: Para a marca Éden, como foi o processo de implementar a comercialização de produtos sustentáveis que utilizam matéria-prima vegana, natural e artesanal e que, ao mesmo tempo, possuem um valor acessível ao consumidor?
FV: Foi um processo bem controverso! A princípio, os produtos eram 100% naturais e artesanais, mas ao mesmo tempo isso ia contra as normas e a legislação da ANVISA no quesito de cosméticos. Então tivemos a necessidade de terceirizar a produção, porque em questão de custo-benefício, era muito mais barato do que alugar um laboratório e contratar químicos e funcionários habilitados para trabalhar, e acredito que essa foi a maior dificuldade enfrentada durante este processo.
LM: Quais são as suas inspirações no âmbito da criação de produtos veganos e sustentáveis?
FV: As inspirações vem principalmente da demanda e necessidade do mercado nesse nicho de cosméticos de skincare! Os princípios são baseado em atender essa demanda, ao mesmo tempo que elaboramos uma formulação de qualidade, buscando sempre gerar um produto acessível.